Oficina: O professor promovendo a autonomia de estudantes para o aprender na universidade – 6a Edição
- Soely Polydoro |
- Dario Fernandes |
VAGAS LIMITADAS
A oficina O professor promovendo a autonomia de estudantes para o aprender na universidade foi desenvolvida a partir das atividades de pesquisa e de intervenção realizadas pelo Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior da Faculdade de Educação, e é dirigida aos professores da Unicamp como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento docente proposto pelo EA² e objetiva:
1- Promover a reflexão sobre o processo de aprender dos estudantes na universidade e o papel do docente na construção do processo autorregulatório dos estudantes;
2- Instrumentalizar os professores em uma prática de promoção de competências de aprendizagem por meio dos processos de autorregulação, corregulação e regulação compartilhada.
Informações do curso
Contexto
A formação na educação superior tem sido entendida como um processo multifacetado que envolve condições pessoais, características institucionais e a interação entre estudante, instituição e condições externas. Além disso, é sabido que os estudantes respondem diferentemente às características e oportunidades presentes em sua formação.
É amplo o impacto desta vivência no estudante, caracterizando-se por uma rede integrada de mudanças que não se restringem aos aspectos de natureza cognitiva, envolvem um amplo espectro que incluem impactos, que podem ser positivos ou negativos, de natureza psicossocial, de atitudes e valores, assim como a própria carreira e a qualidade de vida (MAYHEW et al, 2016). Dentre as várias experiências no ensino superior, o domínio acadêmico refere-se às exigências de estudo, responsabilidades, ritmos e estratégias de aprendizagem, bem como diferentes formas de avaliação (ALMEIDA, 2019; PELISSONI et al.2020).
Além disso, o processo de ensino-aprendizagem, independentemente do nível de ensino, é um fenômeno complexo, no qual interagem diversos agentes e também uma multiplicidade de fatores associados às pessoas e ao contexto. Considera-se que, se por um lado, há a importância do papel da instituição, incluindo o de seus professores, por outro, é essencial a qualidade do esforço (ASTIN, 1996) e do engajamento do estudante (KAHU; NELSON, 2018) em relação aos recursos e oportunidades oferecidas.
Diante destas considerações, promover o desenvolvimento de autonomia e a independência do aluno no processo de aprendizagem está diretamente relacionado à função central da educação superior, como agência comprometida com o oferecimento de oportunidades para a formação integral dos alunos (POLYDORO et al, 2015; ROSÁRIO; NÚNEZ; PIENDA, 2017; SCHUNK; GREENE, 2018).
E as nossas práticas? Caminham nessa direção? Muitas vezes assume-se que a regulação da aprendizagem já tenha sido objeto de capacitação anterior, mas, mesmo que tivesse ocorrido de modo satisfatório, ainda é preciso contextualizá-la diante das novas exigências trazidas pelas especificidades da educação superior, com destaque para as especificidades do ensino remoto emergencial (BOOR; CORNELISSE, 2021; FIOR; MARTINS, 2020).
Nesse sentido, ao procurar contribuir para que esse processo não ocorra exclusivamente a cargo do estudante, focaliza-se no papel do professor em sua promoção.
Público-alvo
Professores e Pós Graduandos da Unicamp
Metodologia
A oficina será desenvolvida no formato de três encontros , com duração de 90 minutos cada, e organizada com base no projeto “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior” (ROSÁRIO et al. 2012). Serão utilizadas dinâmicas de grupo e atividades práticas como recursos da oficina, incluindo discussão sobre filmes, textos e quadrinhos.
Datas: 5, 12 e 26 de Setembro de 2022
Horário – das 14h às 16h
Local: Auditório do (EA)2
https://g.page/EA2-Unicamp
CB 55 - Ciclo Básico 1
Conteúdos
- O estudante universitário.
- Autorregulação, corregulação e regulação compartilhada.
- Ação docente e autorregulação da aprendizagem no ensino superior.
Responsáveis
Profa. Dra. Soely A. J. Polydoro (FE/Unicamp)
Prof. Dr. Dario Fernandes (FCM/Unicamp)
Referências:
ALMEIDA, L.S. Estudantes do Ensino Superior: Desafios e oportunidades. ADIPSIEDUC: Braga, 2019.
ASTIN, A. W. Involvement in learning revisited: lessons we have learned. Journal of College Student Development, v. 37, n. 2, p. 123-134, 1996.
BOOR, I., & CORNELISSE, S. (2021). How to Encourage Online Self-regulation of Students. Communications of the Association for Information Systems, 48, pp-pp.https://doi.org/10.17705/1CAIS.04827 Ebner, Rachel J., 2020
FIOR, C. A.; MARTINS,, M. J. (2020). A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, 10, p. 1–20.
KAHU, E. R., & NELSON, K. (2018). Student engagement in the educational interface: understanding the mechanisms of student success. Higher Education Research and Development, 37(1), 58–71. https://doi.org/10.1080/07294360.2017.1344197
MAYHEW, M. J.; ROCKENBACH, A. N.; BOWMAN, N. A.; SEIFERT, T. A.; WOLNIAK, G. C.; PASCARELLA, E. T.; TERENZINI, P. Y. How college affects students: 21st century evidence that higher education Works. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2016. v. 3.
PELISSONI, A.M.S. et al. (2020). Serviços de apoio ao estudante: contribuições para a permanência acadêmica e aprendizagem (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp). In: DIAS, C. E.S.B., TOTI, M.C.da S., POLYDORO, S.A.J., Andery, H.M.S.S (orgs). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores.
POLYDORO, S. A. J.; PELISSONI, A. M. S.; CARMO, M. C. do; EMILIO, E. R. V.; DANTAS, M. A.; ROSÁRIO, P.. Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v.20, n.3, p.201-213, set./dez., 2015. ISSN 2318-0870. http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/3352
ROSÁRIO, P; NÚNEZ, J; PIENDA, J. Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Educação Superior. São Paulo. Editora Almedina, 2017.
SCHUNK, D.H.; GREENE, J.A.Handbook of self-regulation of learning and performance. Routledge.2ed, New York, NY, 2018.
Treinadores
Soely Polydoro
Dario Fernandes